segunda-feira, 10 de março de 2014

Algumas razões para (ainda) se festejar o Dia da Mulher


Este ano comemoram-se 39 anos sobre a instituição, pela ONU, do Dia Internacional da Mulher.
Conheço muitas mulheres e homens que consideram que não faz qualquer sentido a manutenção desse dia.
Rememorando e alertando alguns mais distraídos, esta é a situação na atualidadede:

  • Na maioria dos países as mulheres têm mais educação mas pior remuneração;


  • Violência doméstica. Agressões sobre as mulheres terminam muitas vezes na sua morte. Os seus principais agressores são em geral os seus próprios companheiros. Em 79 países a agressão contra as mulheres não é punida. Calcula-se que cerca de 1 milhão de pessoas, na sua maioria mulheres, seja afectada pela violência doméstica em Portugal;


  • Uma das causas dos crimes contra as mulheres tem origem na cultura de muitos povos, onde a mulher continua a ser vista como um ser inferior em relação ao homem, ao qual todas as violências sobre as mulheres são desculpadas. O "ciúme", associado à ideia de posse, é uma das causas também apontada para muitos dos crimes


  • Violações Sexuais. A culpa da violação em muitos países continua a ser atribuída às mulheres. Elas são acusadas de provocar os homens. A África do Sul, regista-se a maior incidência de violações no mundo.


  • Prostituição.


  • Tráfico de mulheres.


  • Infanticídio ou Aborto Selectivo. Nos países mais pobres do mundo, o nascimento de raparigas é frequentemente assumido como uma tragédia pelas famílias, pois os rapazes são vistos como tendo maiores hipóteses de sobrevivência. Esta situação acaba por traduzir-se na morte à nascença ou depois por maus tratos de milhões de seres do sexo feminino.



  • Estes são apenas alguns dos problemas. A existência do dia internacional da mulher deverá ser um momento de chamada de atenção e reflexão para as enormes diferenças e para as situações difíceis que as mulheres enfrentam.




    2 comentários:

    1. Irrita-me nesta altura do ano ver sempre os mesmos comentários como: querem ser tratadas por iguais e têm um dia só delas.
      CLARO QUE TEMOS, porra, ainda não somos tratadas por iguais! e mesmo se já fossemos, esse dia foi criado para homenagear as senhoras que se morreram naquele acidente de fábrica! e o dia foi criado para elas, em homenagem e para nos recordar, todos os anos, que ainda há muito trabalho para se fazer!

      ResponderEliminar
    2. Subscrevo inteiramente. Obrigada.

      ResponderEliminar